Otimização de perfis de carregamento de cabos de média tensão

Introdução

Recentes ocorrências de falhas na rede elétrica no Brasil têm sido ocasionadas pela elevada demanda no sistema de distribuição, muitas vezes por causa da participação de equipamentos de refrigeração, como ar condicionado, acionados simultaneamente devido às cada vez mais frequentes ondas de calor.

Muitas vezes os equipamentos de transformação estão dimensionados para suportar tais picos de demanda mas os cabos da rede de média tensão podem apresentar sobrecargas severas, causando falhas de fornecimento ou desligamentos não programados efetuados como medida preventiva para proteger a rede de distribuição.

Os cabos das redes de distribuição de média tensão podem ser analisados sob o ponto de vista de seus carregamentos considerando-se suas correntes admissíveis em função de suas características construtivas, de montagem e temperatura de operação.

É possível construir um diagrama apresentando a distribuição de carregamentos percentuais dos cabos de média tensão em função dos comprimentos em cada faixa de carregamento observado (ver figura abaixo).

A análise do perfil de carregamento dos cabos indica a adequação do sistema de média tensão em suportar sobrecargas e manobras de transferências de carga entre alimentadores, melhorando as condições operativas da rede. Um perfil melhor distribuído, com menores comprimentos de cabos submetidos a valores altos de carregamento percentual melhoram significativamente a operabilidade da rede de média tensão.

Otimização de Carregamento de Cabos de Média Tensão - Pxyon

A Pxyon desenvolveu um processo de otimização que reduz o perfil de carregamento dos cabos de média tensão, trazendo vantagens significativas.

Através da redução dos picos de demanda e melhor distribuição de cargas nos circuitos de média tensão, o processo permite reduzir os valores médios e máximo do perfil de carregamento dos cabos, aumentando a possibilidade de fornecimento de energia nos horários de ponta de demanda do sistema.

Esse processo não afeta os consumidores e cargas instaladas e agrega como benefícios indiretos a melhoria dos níveis de tensão nos circuitos e aumento nos índices de confiabilidade de fornecimento de energia.

Para as empresas de distribuição de energia isso significa adiar investimentos em infraestrutura, melhoria em suas condicoes operativas da rede de média tensão, melhorias nos índices de qualidade de fornecimento a baixíssimo custo e com taxas expressivas de retorno.

Em estudo realizado em Caruaru (CELPE) obtivemos os seguintes resultados (os dados abaixo foram obtidos por estudos internos da Pxyon e não foram verificados pela Celpe):

Vantagens

O uso de nossa tecnologia apresenta várias vantagens, sendo as principais: